Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Educação - Doutorado
Disciplina: Correntes Modernas da Filosofia da Ciência
Professor: André Haguette

Encontros
Andréa Havt

Juro que não sei por onde terminar. Então, vou ao que me cabe em um semestre cheio de boas coisas, apesar de ter me excedido em atividades: comemorar. O campeonato paulista do São Paulo e a vitória do Guga em Roland Garros. O aniversário de dois anos da minha sobrinha Julia que engoliu a pílula falante da Emília, do Sítio do Picapau Amarelo. Um grande amigo de Brasília que veio me visitar. E outras coisas mais pessoais e íntimas que merecem comemorações mais silenciosas. Entre as mais públicas: o Labirinto dando seus primeiros e descontinuados passos. E a grande surpresa: voltar a ser oficialmente aluna depois de uns seis anos, podendo usufruir do prazer deste "oficialmente" não ter passado do momento da matrícula. Porque as aulas, mais que boas discussões, foram ótimos e divertidos encontros.

O que começou como um grande alívio se concretizou como uma grande felicidade. Encontrar a Sandra Petit com seu pavor à burocracia e o André Haguette evitando ir à faculdade, tentando resolver as coisas de casa, foi, assim, um indício promissor que me fez puxar a cadeira de balanço para a calçada e deixar que textos, filmes e conversas atravessassem com grande leveza meus pensamentos. Nunca falei tanto e, até então, não havia me sentido realmente entre iguais em uma sala de aula. Às vezes sentia que exagerava na minha excitação: reações de principiante. Mas o que essas coisas me indicavam é que estaríamos em um ambiente onde as pessoas são mais importantes que as coisas. Onde não nos prenderíamos ao que fosse externo a nós sob o carimbo de "obrigatório".

Penso que o desenvolvimento da tecnologia entra mais uma vez aqui... As coisas são o que fazemos delas. "A tecnologia é sempre criada 'para' um fim específico e acaba sendo utilizada dentro de um leque de opções determinadas". Essa foi uma frase tirada do texto 2 do Lincoln, antes de ser curad