LABIRINTO - O SITE

Documento para discussão e delineamento de ações

Maio de 2000

Um projeto de Andréa Havt, Eduardo Loureiro Jr. Fabiano dos Santos e Paulo Barguil

 

OBJETIVOS

-         Construir um site de realidade virtual que simule um labirinto (qual tipo de labirinto?).

-         Alimentar o site com conteúdo dinâmico baseado em um banco de dados que contenha textos, imagens e sons de diversas áreas do conhecimento (arte, filosofia, ciência e religião), armazenados com indicações de autoria e de palavras-chave.

-         Proporcionar ao visitante uma experiência de interatividade e não-linearidade.

-         Acompanhar o percurso dos visitantes procurando padrões de relação com conteúdos interativos e não-lineares, bem como suas implicações em processos de aprendizagem.

-         Fornecer ao visitante uma representação do percurso por ele percorrido.

 

PERCURSO IMAGINADO

-         Ao chegar no site, o visitante digitaria uma palavra ou frase. A partir dessa palavra ou frase seriam geradas uma arquitetura labiríntica (representando a própria palavra digitada?) e uma busca no banco de dados que retornaria uma página composta por texto, imagens, sons e composição texto-imagem.

-         Todos os elementos da nova página (cada palavra, por exemplo) seriam links para novas buscas que gerariam novas páginas dinamicamente construídas a partir do banco de dados.

-         A escolha de elementos do banco de dados se daria de maneira aleatória, desde que satisfeita a condição de relação com as palavras-chave.

-         Quando não houvesse elemento disponível no banco de dados, ou eventualmente (como num sorteio), uma nova página não seria gerada, mas seria solicitado ao visitante que adicionasse imagens ou textos referentes à sua busca no banco de dados.

-         O acréscimo de imagens, sons e textos por parte do visitante estaria acessível a qualquer momento através de um menu que apareceria em todas as páginas.

-         Esse menu traria outras opções como: bater papo com outro visitante simultâneo do site, ver o labirinto sob a ótica de outro visitante, visualizar o caminho percorrido através de uma panorâmica superior da arquitetura do labirinto (quanto mais páginas visitadas, maior o zoom possível?), encerrar a experiência e receber a representação gráfica do trajeto realizado e dos elementos do banco de dados percebidos, digitar outra palavra ou frase para gerar nova página...

-         As páginas seriam geradas nas paredes do labirinto (ficando sempre visíveis ou somente quando o visitante estivesse de frente para ela?)

-         As páginas responderiam não só a ações do visitante mas também a suas omissões: muito tempo (30s?) sem clicar em nada levaria à geração de uma nova página.

-         O botão de "volta" não retornaria à página anterior mas geraria uma nova página dinâmica (à semelhança do livro de areia de Jorge Luís Borges).

 

MECANISMOS DE OBSERVAÇÃO

-         Direta, com acesso à máquina do visitante ou mediante intercomunicação online.

-         Indireta, através de gravação das telas das sessões ou mediante análise das estatísticas do site.